Eu afirmo categoricamente que você nunca me ouviu falar isso antes: Pela primeira vez estou oferecendo Mentoring para o público em geral.
Desde 2013, a minha Mentoring, o maior acelerador de resultados dos meus treinamentos, era oferecida exclusivamente para os meus alunos.
Só que, nesse ano de 2020, por conta do momento que o mundo está vivendo e do grande sucesso da minha Mentoring, resolvi ajudar outras pessoas, que não sejam meus alunos, a alcançarem, em apenas 6 meses, salários que vão de 7k a 14k.
Considere, também, que tenho aprimorado meu método por anos antes de liberá-lo para o público.
Isso quer dizer que você terá acesso à informação do mesmo nível que, até então, estava restrita aos meus alunos.
Você já deve ter ouvido o ditado: “Cavalo selado não passa duas vezes”.
Aconteça o que acontecer, eu sugiro fortemente que você suba nesse cavalo selado enquanto ele está na sua frente.
Tudo o que você precisa fazer é ler esse artigo até o fim e fazer sua aplicação para a minha Mentoring.
Como se Tornar um Profissional de Sucesso?
Se você perguntar aos profissionais de sucesso como eles chegaram onde estão, é provável que eles falem que contaram com ajuda e orientações de algum mentor.
Qual o Papel da Mentoring?
O papel do mentor é ajudar alguém a fazer a diferença em sua vida e sua carreira profissional para ter sucesso, mitigando as chances de fracasso, usando sua experiência e conhecimento para conseguir atingir os objetivos do mentorado.
Os mentores são mestres em transformar suas experiências boas e ruins em experiências de aprendizagem que o ajudarão a prevenir a ocorrência de situações insatisfatórias e / ou transformar desafios em oportunidades.
Erro Mais Comum de Mentoring
O erro mais comum que as pessoas cometem no início da carreira profissional é acreditar que aquilo que aprenderam na universidade é o que farão no ambiente de trabalho.
A verdade é que, embora esse conhecimento seja muito importante e tenha potencial de ajudá-lo a trazer novas ideias que podem ter um impacto na organização, é muito importante, também, que você entenda que o mundo corporativo esconde muitas surpresas.
Normalmente, a abordagem teórica que você aprendeu na faculdade é apenas 10% do que você estará fazendo no trabalho; O resto virá com anos de experiência (CHRISTINE ZUST, 2020).
Durante os primeiros anos de carreira profissional, a pessoa, também, pode se descobrir incapaz de tomar a decisão certa em relação a uma oportunidade que possa surgir. Claro, deve-se compreender, também, que isso não é culpa de si mesma. É justamente a falta de experiência que as coloca nessa situação.
Esse é, basicamente, o motivo pelo qual todos nós precisamos de alguém com mais experiência para nos orientar sobre como devemos abordar cada oportunidade da maneira certa ou lidar com desafios inesperados.
Quando e Como um Mentor Pode Ajudar?
Se você enfrentar uma situação no trabalho e não tiver certeza de como lidar com ela, é esperado que seu mentor possa ajudá-lo, porque ele provavelmente já passou pela mesma situação ou, pelo menos, já ajudou alguém em situação semelhante.
Como, na maioria dos casos, o mentor será alguém com mais experiência do que você, na área em que atua, ele saberá que tipo de investimento adicional em treinamento e certificação o ajudará a desenvolver seus talentos na vida pessoal e profissional.
Um mentor geralmente, é alguém que está em um nível mais alto na carreira do que você. Portanto, ele terá mais facilidade de acesso às oportunidades de carreira.
Seu mentor pode ajudá-lo a aproveitar novas oportunidades interessantes as quais você talvez nunca tenha percebido. Ainda, ele pode apresentar a você a networking e / ou os eventos certos.
Um mentor também, pode ajudá-lo a tomar a decisão certa quando chegar o momento de dar o próximo passo em sua carreira. Com experiência e conhecimento na área em que você está trabalhando, os mentores podem ajudá-lo a avaliar / oportunidades e decidir se vale a pena mudar, ou não. Ele, também, pode ajudá-lo a potencializar suas habilidades de negociação quando se trata de concordar com os termos finais de uma oferta.
Muitas empresas negligenciam a importância da Mentoria
Infelizmente, ainda hoje, muitas empresas negligenciam a importância da mentoria e, portanto, não oferecem esses programas. No entanto, como a mentoria tem tudo a ver com o seu desenvolvimento pessoal e profissional, não se deve ter medo de procurar, por si próprio, um mentor e encontrar alguém que esteja disposto e que seja capaz de orientá-lo ao longo do seu desenvolvimento, evitando cometer erros que poderiam custar o sucesso de sua carreira.
Para isso, pode-se considerar os seguintes pontos que podem ajudá-lo a tomar a decisão certa (CHRISTINE ZUST, 2020):
- Encontre alguém que compartilhe os mesmos objetivos e ambições que você. Assim, você garantirá que receberá conselhos de alguém que se empenha pelos mesmos resultados que você.
- Converse com o seu mentor em expectativa e certifique-se de que ele está disposto a despender tempo, energia e esforço respondendo às suas perguntas e ajudando-o com os problemas que possam surgir. É importante que o mentor se dedique a investir nesse relacionamento.
- Perceba que a orientação requer esforços de ambos os lados. Não é apenas o mentor que deve colocar energia e esforço para o seu sucesso; cabe também a você investir no relacionamento e mostrar o quanto se dedica a esse processo.
- Estabeleça expectativas realistas – certifique-se de que entende que um mentor não é seu supervisor ou coach. Não corra para o seu mentor para tudo. Você deve ter uma visão clara de quais são as responsabilidades de cada parte. Assim, você ajudará a si mesmo e ao seu mentor a trabalhar dentro de uma relação profissional saudável.
Conheça a Diferença entre Coaching e Mentoring
Uma das perguntas mais frequentes que me fazem é: “Qual é a diferença entre coaching e mentoring?” Embora as habilidades exigidas sejam semelhantes e ambas sejam usadas como ferramentas de desenvolvimento profissional, a estrutura e o resultado são bastante diferentes.
Por exemplo, em relação ao “Foco”: o “coaching” é mais voltado para o desempenho, é projetado para melhorar a performance do profissional no trabalho; enquanto que o “mentoring” é mais voltado para o desenvolvimento profissional, olhando não apenas para a função de trabalho atual do profissional, mas além, adotando uma abordagem mais holística para o desenvolvimento da carreira profissional (CHRISTINE ZUST, 2020).
Vamos começar com as definições de coaching e mentoring
Coaching: A International Coach Federation ( https://coachfederation.org ) define coaching como “Parceria com clientes em um processo criativo e instigante que os inspira a maximizar seu potencial pessoal e profissional”.
Mentoring: Uma definição simples e ampla de mentor é “um consultor experiente e confiável”. BusinessDictionary.com (http://www.businessdictionary.com ) define mentoring como um “sistema de treinamento de funcionários sob o qual um indivíduo sênior ou mais experiente (o mentor) é designado para agir como um conselheiro, ou guia para um funcionário.
O mentor é responsável por fornecer suporte e feedback sobre o indivíduo sob sua responsabilidade. ”Uma nota de esclarecimento: embora muitas organizações ofereçam programas de mentoria interna, geralmente como parte de um programa de treinamento de liderança, é comum que os “pupilos” trabalhem com mentores fora de sua organização.
Principais papéis do Mentor
Segundo CHRISTINE ZUST, da Kent State University os principais papéis do mentor são:
- Motivar profissionais talentosos para se concentrarem no desenvolvimento de suas carreiras profissionais / vidas
- Inspirar os indivíduos a verem o que é possível em suas carreiras / vidas
- Melhorar o desenvolvimento da liderança do profissional
- Transferir conhecimento de profissionais seniores para juniores
- Ampliar os laços interculturais dentro da organização
- Usar o processo de mentoria como uma entrada para o planejamento de sucessão
Escolhas
Ao decidir usar o mentoring, considere a meta que deseja alcançar. O mentor ajudará os profissionais de diferentes maneiras a atingir seus objetivos.
Na verdade, alguns profissionais usam vários mentores ao longo de suas carreiras, dependendo de seus objetivos desejados. Tanto em coaching quanto em mentoring, confiança, respeito e confidencialidade estão na vanguarda do relacionamento.
Aqui está um exemplo de como um mentoring pode ser usado:
Paulo foi identificado como sendo um vendedor de alto potencial. Embora seja enérgico e motivado nas reuniões da equipe de vendas, ele se transforma em uma pessoa diferente quando está na frente dos gerentes seniores. Ele fica nervoso, atrapalha-se e sua mente divaga. Seu chefe decide que ele deve trabalhar com um mentor. Seu chefe contrata um mentor de habilidades de apresentação para ajudar Paulo a fazer apresentações mais envolventes. Um mentor de habilidades de apresentação dará a Paulo as ferramentas específicas de que ele precisa para aliviar sua tensão, permitir que ele se concentre e aplique sua energia natural à apresentação.
O mentor deve considerar as necessidades dos seus mentorados (CHRISTINE ZUST, 2020):
- Decida que tipo de assistência o mentorado precisa.
- Ele pretende descobrir como subir na escada corporativa?
- Ele quer mudar de faixa salarial?
- Ele gostaria de melhorar suas habilidades interpessoais?
- Ele está interessado em ser um gerente profissional?
Relacionamento com o seu Mentor
- Estabeleça regras básicas. Determine com que frequência vocês se encontrarão, quanto tempo durará seu relacionamento, esboço de funções, importância da confidencialidade e métodos preferidos de comunicação e feedback.
- Determine o resultado esperado.
- Qual objetivo você quer alcançar no final do relacionamento? Discuta isso com seu o mentor.
- Abra sua mente e coração. Aprender com alguém que tem mais experiência do que você e que pode compartilhar sucessos e fracassos, abertamente, é um grande presente. A chave para obter o máximo do mentoring é sua capacidade de entrar no relacionamento com a mente e o coração tão abertos quanto possível.
- Não seja crítico ou precipitado em suas decisões. Espere o inesperado.
Como você pode ver, estar envolvido em um relacionamento de mentoring pode melhorar sua vida profissional e pessoal de maneiras que você não conseguiria sozinho. Mantenha sua mente aberta para as possibilidades.
Casos de Sucesso
Veja a seguir três casos de sucesso de profissionais que receberam minhas mentorias:
Jéssica Gadelha Jacome procurou-me porque estava trabalhando há mais de três anos em uma empresa e não tinha perspectivas de crescimento profissional. Ela vinha tentando conseguir outro emprego, todavia não tinha obtido êxito. A minha primeira orientação para ela foi: matricule-se no curso MBA em Excelência em Gerenciamento de Projetos e Processos Organizacionais. Posteriormente, refiz seu currículo, dando lhe um formato profissional. Logo depois, ela concorreu para uma vaga para Analista Administrativo na Unimed Fortaleza; foram 123 concorrentes para uma vaga. E ela foi a selecionada. A minha mentoria consistiu também em orientá-la para a entrevista, que, por sinal, é a fase da seleção mais importante.
Veja também o caso de sucesso do José Holanda Neto. Ele me procurou e falou que trabalhava em um grande banco nacional, mas ele não estava feliz com o seu trabalho. Ele me falou que gostaria de trabalhar na área de gerenciamento projetos (planos). Após ter seguido minhas orientações, e mesmo sem nenhuma experiência em gerenciamento de projetos, ele participou do nosso treinamento em Preparação para as Certificações em Gerência de Projetos PMP e CAPM e tirou a sua Certificação CAPM® – Técnico em gerência de projetos. Depois, ele se matriculou no nosso MBA em Excelência em Gerenciamento de Projetos. O passo seguinte, foi participar de uma seleção para Analista de Projetos na empresa Solar Coca-Cola Fortaleza, sendo o selecionado para a única vaga disponível na ocasião. Além disso, depois, sobre minhas orientações, foi trabalhar na multinacional CSP – Companhia Siderúrgica do Pecém, em um emprego ainda melhor, e na exata área que ele queria trabalhar.
Outro caso é de Cristiano Grandinetti, Engenheiro Civil, contratou a minha mentoria porque estava com um dilema: sempre trabalhou em grande empresas e em grandes projetos, ele adora esses desafios. Ele tinha terminado seu trabalho na multinacional CSP – Companhia Siderúrgica do Pecém S/A, VALE / POSCO / DONGKUK – Ceará, na construção da infraestrutura da CSP. Na ocasião, ele fez o seguinte questionamento: “não estou encontrando grandes projetos e apareceu uma proposta para trabalhar em uma pequena empresa recebendo a metade do que estou acostumado a receber”. Então, eu falei para ele que deveria esperar outra oportunidade em uma grande empresa. “Existe a lei da atração”, logo sem demora, ele foi trabalhar na Cortez Engenharia Ltda em um projeto Eólico denominado Lagoa dos Ventos – Ventos de Santa Ângela (230 Aerogeradores / 716 MW) – R$ 3 Bilhões – ENEL GREEN POWER. Por último, ele foi trabalhar em Santa Catarina, na SETE Engenharia, que é uma das maiores construtora do Brasil.
Figura 1: Carro dos sonhos.
O que você deve fazer para ter um salário entre 7k e 14k + benefícios?
- Têm um guru que diz “Se você ainda não tem um salário entre 7k e 14k é porque não sabe o que fazer para chegar lá”!
A PALAVRA QUE O SEPARA DA VIDA QUE VOCÊ TEM HOJE DA VIDA DOS SEUS SONHOS:
A resposta é: Mentoring
Eu não sei se você sabe, mas eu já fiz algumas formações:
- Doutor em Engenharia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), sendo que a Tese foi desenvolvida, durante dois anos, na University of Maryland at College Park (USA).
- Mestre em Ciência da Computação pela UFCG;
- Fui também o coordenador-fundador do Mestrado em Informática Aplicada (MIA) da Unifor – Universidade de Fortaleza;
- Além de ter sido Diretor de TI da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) de Fortaleza;
- Também, trabalhei por mais de três décadas no Banco do Nordeste do Brasil – BNB, que é o maior banco de desenvolvimento da América Latina;
- Já Tenho Mais de 200 trabalhos publicados no Brasil e no exterior, e sou autor de seis livros.
Por falar nisso, na verdade, Já ajudei centenas de pessoas com as minhas mentorias diferenciadas a conseguirem empregos entre 7k e 14k.
Então eu tenho muita propriedade para falar sobre isso.
Por conseguinte, eu posso te falar que a minha Mentoring funcionará para você mesmo que você tenha pouca experiência profissional;
Agora preciso te falar para quem essa Mentoring não é:
Não é para quem acha que é só contratar a mentoria e instantemente terá seu emprego entre 7k e 14k. Na Mentoria, vou lhe dar as melhores orientações, porém o seu sucesso depende de você.
Não é para quem acredita que eu tenho uma fórmula mágica em que o seu salário vai aumentar automaticamente, a Mentoring requer dedicação e que você siga as minhas orientações.
Agora, infelizmente, eu tenho uma má notícia para te dar:
Nossas vagas de Mentoring são extremamente limitadas porque, para manter a excelência da minha mentoria, só posso mentorar um número limitado de pessoas, de modo que seja possível dar a atenção que o mentorado requer.
Então, pela quantidade de pessoas que estão enxergando o real valor desta oportunidade, é provável que, ainda nos próximos dias, as vagas já estejam esgotadas.
Bom, nesse momento, o que eu posso dizer é: se você quer aproveitar essa oportunidade, você precisa agir agora.
Exatamente por isso, preencha o Formulário de Aplicação para Mentoring do Prof. Dr. José Bezerra: https://lnkd.in/ewmsWKg e informe seu nome e diga-me que você precisa da minha Mentoring. Irei entrar em contato diretamente com você.
PS: A última coisa que posso te falar é que agora você tem 3 possíveis escolhas a fazer:
1) Não fazer nada e perder essa oportunidade, deixando-a passar diante os seus olhos.
2) Tentar crescer profissionalmente por conta própria, sozinho. Mas provavelmente o seu esforço não será tão recompensado, ou seja, o esforço será quase em vão… Não quero nem pensar no tempo e dinheiro que você acabaria perdendo seguindo essa escolha.
3) Fazer a escolha mais inteligente, que é contratar a minha Mentoring e desenvolver todo o conhecimento necessário para o dia-a-dia, para conseguir conquistar o salário dos seus sonhos ou o crescimento profissional que você deseja, em um cargo mais alto.
Agora, preencha o Formulário de Aplicação para Mentoring do Prof. Dr. José Bezerra: https://lnkd.in/ewmsWKg: e informe os seus dados para que possamos entrar em contato com você antes que as vagas acabem.
Te vejo na Mentoring, certamente trocaremos muitas ideias e experiências.
Forte abraço,
Prof. Dr. José Bezerra
Sobre o Autor
Prof. Dr. José Bezerra da Silva Filho. Mentor, entusiasta em Gerenciamento de Projetos. Doutor em Engenharia pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, a tese foi desenvolvida na Universiy of Maryland at College Park (EUA) e Mestre em Ciência da Computação pela UFCG. Elaborou, implantou e coordenou um curso de Mestrado em Informática Aplicada (MIA). Prof. Bezerra já coordenou dezenas de turmas de cursos de MBA/Especialização. Trabalhou no Banco do Nordeste do Brasil – BNB por mais de três décadas. É autor de seis livros, sendo os últimos três: Tecnologia da Informação e Comunicação para Gestores; Na Trilha dos Lucros: Prática de Gestão para Tornar sua Empresa mais lucrativa, e O Guia Definitivo do Gerenciamento Ágil de Projetos: O Segredo da Hiperprodutividade. Coordena o MBA em Gerenciamento de Projetos do Instituto de Capacitação Business School Brasil – BSBr e o Treinamento de Preparação para as Certificações PMP e CAPM, que já está na sua 46ª Turma.
Contatos do Autor:
● (85) 9.9921-1675
● E-mail: Professor.Dr.Bezerra@bsbr.com.br
O post Como Ter um Salário entre 7k e 14k em #6 Meses com ajuda de Mentoring apareceu primeiro em BSBr - Business School Brasil.